Dentre os conteúdos aprendidos e recordados, dois principais podem ser listados com essa relação:
1- Associação de resistores
De modo básico, a associação de resistores é definida como um circuito que apresenta dois ou mais resistores. Os resistores de uma associação podem ser ligados de duas formas: em série e em paralelo.
1.1- Em série, os resistores são ligados em sequência e no mesmo fio e são percorridos pela mesma corrente elétrica, porém a tensão fornecida é dividida entre todos de acordo com a resistência oferecida por cada resistor. Ilustrando de forma simples e educativa, uma associação em série é assim:
1.2- Em paralelo, os resistores são ligados em fios diferentes e de forma paralela, de modo que recebem a mesma tensão, porém a corrente total é dividida entre os fios. Ilustrando de forma simples e educativa, uma associação em paralelo é assim:
1.3- Já uma associação mista, nada mais é do que uma combinação de associações em série e paralelo num circuito. Ilustrando de forma simples e educativa, uma associação mista é assim:
2- Circuitos Elétricos
Circuitos elétricos são ligações de elementos (como geradores, receptores e capacitores) realizadas por meio de fios condutores, permitindo a circulação da corrente elétrica. São utilizados em todo equipamento à eletricidade, distribuição de energia para residências, fábricas, etc.
De acordo com sua composição e objetivo desejado, um circuito elétrico pode desempenhar diversas funções: eliminar picos de corrente elétrica, aumentar ou diminuir a tensão de entrada, transformar correntes alternadas em contínuas, aquecer algo, etc.
Quando se aplica uma diferença de potencial em um circuito elétrico, os elétrons passam a fluir nesse circuito, parte da energia de cada um desses elétrons é, então, captada e utilizada pelos diferentes elementos do circuito, transformando-a em diferentes formas de energia, como luz, som, movimento, calor, etc.
Os circuitos elétricos são representados por esquemas, como mostra a imagem abaixo.
O circuito acima trata-se de um circuito relativamente simples, contendo um gerador, resistores e aparelhos de medida (um voltímetro e um amperímetro).
3- Circuito do Robô Gladiador
Para o trabalho do Robô Gladiador, foi proposto um circuito simples, que deveria ser montado da seguinte forma:
No circuito proposto, foram utilizadas pilhas como geradores e dois motores elétricos de 6V como receptores (um para cada roda).
Referências:
Imagens:
Nenhum comentário:
Postar um comentário