Dispondo de todo o material para a parte mecânica e base do robô, foi iniciado a montagem.
Primeiramente, foram cortados os papelões nas dimensões solicitadas para o projeto (27,5cm x 12,5cm). Um pedaço servindo para a base fixa (onde é fixado as rodas) e outro servindo para a base articulada (onde é fixado os motores). Para a base articulada, foi aproveitada a dobra da caixa de onde foram recortados as bases como dobra da própria articulação desejada.
Segundamente, foi escolhida a roda livre à ser utilizada na frente do robô. Foi escolhido o modelo tradicional, que foi colado com cola instantânea na base inferior e na posição solicitada pelo projeto.
Logo em seguida, foi pensado utilizar 4 motores no robô, sendo um para o eixo e outro para impulsionar o CD por cima. Desse modo, foi fixado os motores em duas rodinhas retiradas de um carrinho de controle remoto.
A ideia, à principio, era o motor inferior servir como eixo e girar a roda ao mesmo tempo, junto com o impulsionamento dos outros motores da parte superior. Com isso em mente, foram colados os motores na base inferior e também foi utilizada uma tira de papelão para fixação extra.
Após a fixação dos motores inferiores, foram separados os outros dois motores (que vão na base articulada). Foi colocado um tubo interno de caneta no eixo de cada motor, que serviriam para gerar melhor atrito com o CD.
Após isso, os motores foram colados em cantoneiras de alumínio (para janelas ou portas de vidro) e as cantoneiras fixadas com cola instantânea na base articulada.
Após a fixação dos motores superiores, foi notada uma tendência da base articulada em dobrar na região perto da roda frontal, foi fixada então uma pequena placa plástica para numeração de casa na parte inferior da base.
Tendo obtido o seguinte resultado:
Porém, após testes realizados em casa, foi percebido que com 4 motores a voltagem não chegava por inteira em cada um, sendo dividida. Os motores giravam com pouca força e velocidade, portanto, foi resolvido que seriam utilizados apenas os 2 motores superiores. Foi cortada a ligação com os motores inferiores, que mesmo sem serem ligados, serviram como eixo para o robô.